Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vereadores se ofendem com divulgação do OSB e prometem denunciar a entidade; Observatório se defende e diz que divulgou números disponíveis no Portal da Transparência da própria Câmara Municipal

Highslide JS

Um relatório divulgado pelo Observatório Social do Brasil (OSB) provocou desconforto na Câmara dos Vereadores, provocando debates acalorados durante a última reunião ordinária desta legislatura. Como se sabe, o OSB é uma instituição que se dedica à fiscalização do poder público municipal, através de ações como monitoramento de compras públicas e controle dos gastos públicos. 

E em Pará de Minas, ele vem realizando um trabalho importante. Só em 2019, a atuação da instituição conseguiu garantir que o município economizasse milhares de reais. 
O OSB também fiscalizou as atividades da Câmara como os gastos de vereadores e até a atuação deles. E é a partir daí que a entidade vem se tornando uma pedra no sapato de alguns vereadores. 

Isto porque a instituição divulgou, recentemente, um levantamento sobre as atividades desenvolvidas pelos vereadores e os respectivos gastos na manutenção da Câmara Municipal, no período de janeiro de 2017 a setembro de 2020. 
Segundo o Observatório, o custo total da Câmara representou R$27 milhões. Considerando que o legislativo é composto por 17 cadeiras, seria um gasto de R$1.588.589,32 por vereador.

A da informação não agradou alguns vereadores, como Marcílio Magela, atual presidente da casa. Ele inclusive criticou o fato do OSB ter divulgado o levantamento pouco antes das eleições deste ano. 

Marcílio Magela disse ter ficado ofendido com a divulgação dos gastos dos vereadores, e resolveu denunciar o Observatório junto à ouvidoria da instituição e também ao Ministério Público. 

Durante o pleito eleitoral, o OBS de Pará de Minas convidou a todos os candidatos para assinarem um Termo de Transparência, que tratava de medidas que atendem à legislação, para que fizessem parte de toda gestão pública. 
Mas o vereador Nilton Reis não gostou nada da iniciativa e desqualificando a ação do Observatorio.

O vereador Leandro Alves também não ficou satisfeito com sua avaliação divulgada pelo OBS. 

Em relação às críticas feitas pelo presidente da Câmara, o Observatório Social de Pará de Minas divulgou nota afirmando que reconhece o direito do vereador se manifestar desta forma, mas contesta as alegações. 
A nota continua dizendo que o “OSB nunca trabalhou de maneira parcial. Ao contrário, é uma entidade que conquistou o respeito da população graças à sua atuação totalmente apartidária.

E esse posicionamento é tão claro perante a sociedade que, frequentemente, o Observatório é procurado por muitos cidadãos, para abordagem de diferentes assuntos”. 
Com relação às despesas da Câmara, que o presidente afirmou terem sido divulgadas às vésperas da eleição, o OSB corrige a informação dele, afirmando que o balanço foi divulgado bem antes disso, como pode ser comprovado em seu site.

O Observatório também faz questão de ressaltar que apenas divulgou números que estavam no Portal da Transparência, ou seja, que foram publicados pela própria Câmara. 
Finalmente, o OSB reafirma seu papel de bem representar a população de Pará de Minas em contrapartida à grande confiança depositada pelos cidadãos nessa mobilização séria, voluntária, apartidária e, acima de tudo, desenvolvida com a consciência de que os cidadãos merecem respeito.

A nota é finalizada com a informação de que “O OSB de Pará de Minas é um dos mais atuantes do país e não existe para confrontar nem prejudicar a Câmara ou a Prefeitura. Seu papel é o de colaborar para a boa funcionalidade do poder público”. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis