Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

SUS quer ajuda da população para identificar os casos de violência na saúde

Highslide JS

A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, que abrange o município de Pará de Minas, está atuando na divulgação dos canais da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar e, ao mesmo tempo, tentar evitar, casos de violência obstétrica.

Esse tipo de violência, de acordo com a Regional, pode ser caracterizada como uma forma de agressão contra a mulher praticada pelos profissionais da saúde. É marcada por desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação ou no momento do parto, seja psicológica ou fisicamente.

Não há pesquisas oficiais que mostrem a quantidade de casos de violência obstétrica no Brasil, mas estima-se que uma a cada quatro mulheres reconhece a ocorrência durante o parto. Uma dessas vítimas foi a servidora pública Flávia Coimbra.

O caso aconteceu em 2010 durante o nascimento da sua primeira filha, mas, até hoje, a agressão verbal é sentida por ela.

A divulgação da Ouvidoria Geral do SUS é justamente para informar as mulheres sobre esse canal de comunicação e estimular as denúncias sobre práticas violentas, além de possibilitar ações de melhorias no serviço de saúde. 

Suzana Batista, Referência Técnica da Ouvidoria do SUS da Regional de Divinópolis, orienta as vítimas a não deixarem de denunciar os casos para que as providências sejam tomadas e os direitos garantidos.

Para fazer contato com a Ouvidoria Geral do SUS, basta ligar no telefone 136. Há também a opção pelo site, no endereço ouvidoriageral.mg.gov.br ou, ainda, no aplicativo MG-APP, na aba Ouvidoria.

Foto Ilustrativa: SUS/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis