Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Recorde na formalização dos MEIs: saiba quais as categorias que mais tiveram pedido de inscrição na cidade

Highslide JS

Fazer da crise a oportunidade. Muitos paraminenses levaram essa máxima ao pé da letra, abrindo pequenos negócios para superar o desemprego e garantir o sustento da família.

E a constatação de que os trabalhadores de Pará de Minas estão driblando os desafios com empreendedorismo vem da própria prefeitura.

Levantamento da Secretaria de Gestão Fazendária, a pedido do Jornal da Manhã, mostra o crescimento acelerado do cadastro de microempreendedores individuais, chamados de MEIs.

Grande parte das solicitações aconteceu a partir de maio de 2020, com as primeiras consequências econômicas da pandemia. Foi um recorde na história da formalização do trabalho sem carteira assinada no Brasil.

Em números redondos, Pará de Minas registrou crescimento de 200% na abertura de MEIs. O secretário José Leonardo Martins Pinto avalia a nova realidade:

As dez atividades que mais tiveram pedidos para inscrição municipal nesses últimos meses são: comércio varejista de vestuário e acessórios, promoção de vendas, varejo de bebidas, instalação elétrica, obras de alvenaria, transporte de passageiros, cabeleireiros/manicure/pedicure e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar.

Um fato que chama atenção é a forte presença de novos MEIs ligados à venda e serviços voltados para os cuidados femininos, como salões de beleza e produtos para cabelos, unhas e pele. Essa prestação de serviços já vinha crescendo nos últimos anos e ganhou mais impulso agora, segundo confirma José Leonardo:

Também se destaca o fornecimento de alimentos caseiros, que vão desde refeições do dia a dia até bolos, doces, biscoitos e salgados. A cidade nunca teve tantas pessoas se dedicando à produção deles como agora.

A Secretaria de Gestão Fazendária informou que Pará de Minas tem hoje 2.980 MEIs ativos. Esse tipo de empreendimento também cresceu muito no país, segundo o Ministério da Economia.

O número de empresas abertas em 2020 foi o maior dos últimos 20 anos e os microempreendedores individuais agora já são 2,6 milhões. Em Minas Gerais, foram criados 204 mil MEIs nos últimos meses.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis