Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Consumidor recebe mandioca ao invés do celular que comprou online e o caso serve de alerta jurídico

Highslide JS

Imagine a cena: você compra um celular pela internet, fica cheio de expectativa e quando o aparelho chega percebe que no lugar dele tem um pedaço de mandioca. Falando assim até parece uma daquelas pegadinhas que ficaram famosas na tv, mas isso aconteceu na vida real e está tendo grande repercussão pelo país.

A vítima foi o carioca Renato Menezes que comprou um iPhone no site de uma loja de departamentos Quando o produto chegou, ele percebeu que tinha algo errado, pois a caixa estava meio aberta, e logo depois constatou a ausência do celular.

O caso teve ampla repercussão e ganhou até tom humorístico. Mas, ao mesmo tempo, está servindo de exemplo para pessoas que compram pela web, pois qualquer um está sujeito a problemas na entrega do produto.

O advogado Bruno Souza, que faz parte da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Pará de Minas, diz que esse tipo de ocorrência tende a se tornar mais comum, já que o e-commerce ganhou força após a pandemia da Covid-19.

Ele cita o Código de Defesa do Consumidor, que tem um conjunto de regras para o comércio online. No caso da pessoa que recebeu um produto diferente a reação deve ser esta:

Uma dúvida muito comum entre os consumidores sobre o e-commerce diz respeito à troca dos produtos. Essa prática é normal no comércio físico, embora não seja obrigação da empresa, mas ainda gera questionamentos.Bruno Souza esclarece o que prevê o Código de Defesa do Consumidor e chama atenção para uma atualização recente da lei.

O advogado da OAB também falou de um ponto interessante, que pode passar despercebido por muita gente. Na onda das redes sociais, é comum ver pessoas vendendo seus pertences. Essa prática não é ilegal, mas quem compra deve ter bastante atenção. 

Bruno também repassa mais informações aos consumidores e destaca a conversa no particular:

Outras dicas são: evitar sites suspeitos, consultar os órgãos de defesa do consumidor sempre que possível, desconfiar de preços muito baixos e verificar as informações da empresa que você está comprando, como CNPJ, quanto tempo ela está em funcionamento e quais as recomendações de outros clientes sobre ela. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis