Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mobilização alerta mulheres para a necessidade de prevenção contínua do câncer de colo do útero

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações especiais em Pará de Minas sobre a Campanha Março Lilás, de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. A doença é uma das maiores causas de morte entre as mulheres ao redor do mundo e é provocada pela infecção por Papilomavírus Humano (HPV).  A médica ginecologista Érika Vivianni tem acompanhado diversas pacientes no município e traz como alerta o fato da doença ser silenciosa, o que exige ações preventivas:

radiosantacruzfmg.com.br · Érika Vivianni 1

Sobre o exame preventivo a médica traz os seguintes esclarecimentos: 

radiosantacruzfmg.com.br · Érika Vivianni 2

Além do acompanhamento médico preventivo, Érika orienta as mulheres a adotar hábitos de vida saudáveis, com alimentação balanceada e atividade física. Vícios de cigarro e álcool devem ser abandonados. Neste mês as 23 unidades básicas de saúde (UBSs) de Pará de Minas estão promovendo ações de prevenção ao câncer de colo de útero, inclusive a realização do exame de papanicolau. 

As pacientes que recebem resultados indicando alguma alteração são encaminhadas ao AME, onde recebem atendimento especializado. Lílian Luce, coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, fala conosco:

radiosantacruzfmg.com.br · Lílian Luce

Estima-se que a cada ano sejam registrados 17 mil novos casos de câncer do colo uterino no Brasil sendo que, desse total, cerca de seis mil vão a óbito. Segundo especialistas, são mortes que poderiam ser evitadas de forma simples, como a vacinação contra o HPV, disponível na rede pública, e as visitas periódicas ao consultório médico. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis