Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escolas particulares vão retomando as atividades em Pará de Minas

Highslide JS

Enquanto alunos da rede pública de ensino tentam se adaptar às aulas online, estudantes das instituições particulares retomaram as atividades após o recesso escolar iniciado em 18 de maio.  O descanso de duas semanas - que tradicionalmente acontece no mês de julho - foi antecipado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Foi uma recomendação do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), que acreditava numa situação estável da pandemia a partir de junho, o que não aconteceu. A intenção do sindicato era retomar as aulas de forma presencial, mas justamente agora o número de casos está crescendo num ritmo mais acelerado, impedindo o retorno dos alunos para as salas de aula.

Em Pará de Minas, temos cinco escolas na rede privada e quase dois mil alunos. Os estabelecimentos de ensino tiveram autonomia nas decisões, por isso nem todos aderiram à antecipação dos 15 dias de descanso.  No Colégio Losango, por exemplo, a paralisação aconteceu na última semana de abril e teve duração de 10 dias. O motivo, no entanto, foi a troca da plataforma digital de apresentação das aulas.

A instituição optou por um modelo completo onde as aulas são exibidas ao vivo, com alunos e professores se interagindo a todo o momento.  Para qualificar os educadores, o colégio entendeu por bem reservar os 10 dias para que os profissionais se adaptassem à nova tecnologia. Nesse período os alunos receberam um leque de conteúdos para estudar em casa. 

Já no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, mais conhecido por Colégio das Irmãs, as atividades voltaram na última segunda-feira. A escola antecipou as duas semanas sem aulas para maio, conforme recomendação do Sinep. Segundo a subdiretora educacional Tânia Aparecida Ferreira Hanke o momento é desafiador mas, aos poucos, alunos e professores vão se adaptando às mudanças impostas pela pandemia. Ela, inclusive, avalia pontos positivos na metodologia online.

Por sua vez, a Escola Sesi/Senai, que oferece do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, retornou com as aulas online ontem, após 15 dias de recesso. No Colégio São Francisco o recesso escolar só vai acontecer em julho, segundo informou a diretora Diva Diniz. Já as aulas on-line estão sendo ministradas com muito sucesso, graças ao entrosamento dos professores com os alunos. As reuniões administrativas também estão sendo feitas virtualmente.

E quem ainda não voltou foi o Colégio Apogeu, antigo Passos. A instituição decidiu antecipar as férias do final do ano e o descanso, que começou no último dia 15 de maio, se estenderá por esta semana. As atividades online serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 8. Conforme o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, as aulas remotas dos ensinos fundamental e médio valem como carga horária para compor o ano letivo de 2020.

Já na educação infantil, as atividades visam contribuir com o desenvolvimento das crianças. Com relação à volta do ensino presencial, ainda não há data prevista para essa retomada, embora exista esperança de que isso aconteça entre meados de julho e agosto, como declarou a subdiretora do Colégio Berlaar.
Sem previsão de volta à modalidade presencial, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais pretende se reunir ainda hoje com o governador Romeu Zema para traçar um protocolo de segurança. 

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM e Site Pixabay






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis