Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alívio na comunidade de Meireles: testagem coletiva de sexta-feira (05/06) mostra que nenhum morador foi infectado pelo vírus

Highslide JS

Alívio para a comunidade do Distrito de Meireles. A testagem coletiva feita pela Secretaria Municipal de Saúde confirmou que nenhum morador da comunidade foi infectado pelo coronavírus. A preocupação da saúde pública e das próprias famílias era muito grande, já que oito trabalhadores da Bueno Engenharia testaram positivo dias atrás.

A empreiteira presta serviços para a mineradora Vale e montou canteiro de obras em Meireles. Na reunião realizada na última semana, ficou acertado que a Prefeitura de Pará de Minas se encarregaria dos exames em toda a comunidade e a Vale ficaria responsável pelos testes nos funcionários da Bueno.

A Vale ainda não apresentou os resultados dos exames, nem forneceu novas informações sobre os trabalhadores que se recuperam da doença isolados em um sítio alugado na região. A expectativa é que a empresa envie representantes para nova reunião em Pará de Minas, ainda sem data marcada. Ela também ficou de apresentar medidas que serão adotadas dentro das normas sanitárias exigidas no país.

A comunidade de Meireles, mesmo sabendo que ninguém está infectado pelo vírus, continua apreensiva tendo em vista a evolução da doença no país e os embates que a Vale vem travando em alguns municípios onde opera. Em Itabira, por exemplo, a Justiça do Trabalho voltou a interditar as atividades no complexo das Minas da Conceição, Cauê e Periquito, diante das irregularidades encontradas pelos auditores fiscais, entre elas aglomeração e ausência de estudo epidemiológico, mesmo depois dos resultados dos exames de detecção pelo coronavírus.

Além de Itabira, outras cinco cidades da região registraram denúncias no Ministério Público do Trabalho, de irregularidades quanto aos cuidados para evitar a transmissão do vírus. E os problemas vão além. Em Brumadinho, as obras de compensação e recuperação no Córrego do Feijão, onde aconteceu a tragédia ambiental em 2019, foram interrompidas por questões de segurança sanitária.

O decreto publicado pelo prefeito Avimar de Melo Barcelos suspendeu por 10 dias os alvarás de localização e funcionamento das empresas que prestam serviços no lugar onde aconteceu o rompimento da barragem. Segundo a prefeitura, a suspensão dos alvarás é uma estratégia do município para diminuir a circulação de pessoas que não moram ali e viajam para diferentes regiões do país. 

A principal causa para a medida drástica é o aumento expressivo na quantidade de casos de coronavírus em Brumadinho. Há menos de 15 dias o município contabilizava 19 casos confirmados e 66 sob análise. Uma semana depois o número de infectados na cidade mais que dobrou.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis