Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Empresários na expectativa de licenciamento especial para alvará de imóveis que não atendem normas de acessibilidade

Highslide JS

Depois de receber pedido de vistas na última semana, o projeto de Lei nº 57/2022 deve ser votado hoje pelos vereadores, durante reunião na Câmara Municipal de Pará de Minas.

A proposta, de autoria da vereadora Márcia Marzagão, prevê o licenciamento para concessão de alvará de funcionamento a estabelecimentos empresariais e de atendimento ao público, localizados em imóveis edificados antes da Lei Federal nº 10.098/00 e que não tem condições de se adequar à acessibilidade plena.

A finalidade do projeto é que lojas, escritórios e consultórios instalados em imóveis construídos ainda no século passado não sejam prejudicados pela ausência do alvará. 

Essa situação é constatada, principalmente, nos imóveis localizados no centro da cidade, onde os proprietários não conseguem adequar os espaços à legislação federal devido a infraestrutura antiga e sem condições de receber reformas. Os empresários Arnaldo Vasconcelos Barbosa e Bruna Almeida Barbosa falam do problema e pedem mudanças na lei.

O assunto também já foi discutido no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em conversa conosco, o presidente Samuel Lopes reconheceu os desafios e a complexidade do tema diante da infraestrutura de parte da cidade.

Apesar desse obstáculo, Samuel Lopes diz que o conselho está lutando para amenizar os problemas de acessibilidade.

Ainda de acordo com o projeto de Lei, para receber o alvará os estabelecimentos deverão apresentar à prefeitura o laudo acompanhado do documento de responsabilidade técnica que ateste a inviabilidade de adequação à acessibilidade de forma plena ou alternativa.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis