Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mesmo com aprovação apertada projeto que muda o Plano Diretor deixa satisfeitos os donos dos loteamentos

Highslide JS

Chegaram ao fim as discussões sobre as alterações no Plano Diretor de Pará de Minas. Em reunião realizada nesta semana, os vereadores aprovaram o projeto em segunda votação, confirmando o placar anterior de 9x7.

Foi o assunto que dominou as discussões em plenário, confirmando a preocupação de muitos com eventuais prejuízos para a população, especialmente a de baixa renda, que passará a conviver com novo modelo de contrato na aquisição de lotes.

As mudanças no Plano Diretor vão predominar no capítulo que trata do parcelamento, uso e ocupação do solo. Pelo texto atual, proprietários de loteamentos só podem comercializar os imóveis depois de toda a infraestrutura pronta.

Mas a partir de agora, a comercialização poderá ser feita desde o lançamento do loteamento, sem qualquer necessidade de obras primárias, tais como redes de água, esgoto e iluminação pública. 

Somente depois das vendas concluídas é que a empresa se encarregará destas obras. O projeto recebeu várias emendas, para assegurar que a obrigatoriedade será cumprida, mesmo assim muitos vereadores continuaram inseguros.

E foi esse sentimento que praticamente dividiu a Câmara, inclusive, levando o grupo a pedir que os colegas refletissem melhor sobre o assunto. Entre os que se manifestaram estavam Luiz Lima, Irene Melo Franco e Gustavo Duarte:

Mas esses argumentos não convenceram o outro lado, uma vez que os vereadores favoráveis mantiveram os votos com base nas garantias das alterações. Os pronunciamentos de Toninho Gladstone e Marcílio Souza refletem essa corrente:

O projeto chegou a ser discutido na Câmara por quase um ano, período em que os empresários da construção civil também tiveram a oportunidade de se manifestar. 
Alguns deles acompanharam a votação final, no plenário da Casa, e se mostraram decepcionados com o placar apertado. Vinícius Vargas Capanema, por exemplo, esperava apoio total da Câmara.

Prestes a abrir o empreendimento Jardim das Orquídeas, na região da conhecida fazenda do cafeicultor Jorge Francês, ele garante que a nova modalidade vai beneficiar a população:

Votaram favoráveis ao polêmico projeto os vereadores Ronnie Barbosa, Leo do Depósito, Dilé Rodrigues, Marcílio Souza, Nilton Reis, Renato Almeida, Ricardo Rocha, Rodrigo Meneses e Toninho Gladstone. 
Já os sete votos contrários foram de Clebinho do Lavajato, Gustavo Duarte, Luiz Lima, Carlos Lázaro, Irene Melo Franco, Juninho JR e Serginho do JK. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Elias Diniz.

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Pará de Minas e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis