Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Gaiola especial para captura dos gatos da Doutor Higino começa a ser construída

Highslide JS

Mais uma vez a colônia de gatos da rua Doutor Higino chama atenção da população. O assunto voltou a ser comentado nesta semana depois que o Jornal da Manhã apresentou a reportagem de um casal de namorados que se sentou debaixo de uma árvore, em frente à Escola de Artes, para conversar.

Em poucos minutos o casal foi rodeado por quase 50 animais. Não houve pânico, já que os felinos eram bem dóceis, mas a presença deles trouxe de volta os debates a respeito dos animais de rua.

Muitas pessoas defendem a retirada deles do final da Doutor Higino, até mesmo pelo medo de que estejam doentes e possam transmitir alguma doença para os frequentadores da Escola de Artes e do Viveiro do IEF. 

Diante da polêmica, a Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses se posicionaram, manifestando interesse na castração. Mas existe um problema: a natureza muito arisca deles. 

O diretor de Controle de Saúde, Wander da Silva Rodrigues, relatou as dificuldades na captura dos gatos. Confirmou, no entanto, que vem trabalhando no projeto de castração para que eles possam ser devolvidos ao ambiente onde vivem:

Para acelerar o trabalho já está sendo construída uma gaiola especial, que será colocada na rua Doutor Higino, facilitando a captura dos felinos. A estrutura também será utilizada para levar os animais até o CCZ, onde passarão pelo procedimento de castração.

Uma sugestão que tem sido analisada pelos profissionais é a possibilidade dos animais castrados serem deixados em outros pontos da cidade, evitando a aglomeração deles no final da Doutor Higino. Mas Wander lembra que, mesmo que isso aconteça, se as pessoas continuarem alimentando os felinos naquele espaço, dificilmente eles deixarão de viver ali. 

Importante lembrar que grande parte dos animais que vivem nas ruas, tanto gatos como cães, foi abandonada pelos donos. Daí a importância da conscientização das pessoas na hora da adoção. Além de alimentá-los, é preciso fazer a castração, aplicar vacinas e vermífugos, e oferecer muito carinho e cuidado. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis