Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara assegura atendimento diferenciado em Pará de Minas para pessoas com fibromialgia

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, terá que adotar medidas de apoio e assistência voltada para as pessoas com fibromialgia. É o que determina o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade de votos.

De autoria dos vereadores Irene Melo Franco e Toninho Gladstone, o projeto assegura atendimento integral através do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa deles é fruto de uma série de reivindicações dos pacientes.

A fibromialgia é uma doença recém-descoberta e a comunidade médica ainda não conseguiu concluir quais as causas. Sabe-se, no entanto, que ela acomete pessoas na faixa etária de 30 a 35 anos, principalmente mulheres.

A necessidade de acompanhamento da doença se deve ao fato do cérebro interpretar os estímulos à dor de forma exagerada, ativando o sistema nervoso por inteiro. Segundo a vereadora Irene, vários pacientes estão sofrendo muito com esse quadro:

As dores generalizadas que atingem o corpo todo, mesmo na ausência de lesões musculares ou articulações, também preocupam a Sociedade Brasileira de Reumatologia, assim como órgãos de saúde em geral. Estima-se que 2,5% das pessoas do mundo todo sofrem com esses problemas. 
Para que a lei municipal passe a vigorar em Pará de Minas será preciso a sanção do prefeito Elias Diniz.

Fotos: Amilton Maciel e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis