Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pressão inflacionária mina o poder aquisitivo do consumidor

Highslide JS

O desemprego voltou a cair no Brasil, mas a renda do trabalhador desabou quase 10% no intervalo de um ano. Os dados foram divulgados pelo IBGE. A renda média do trabalho, nos grandes centros, foi estimada em R$2.489,00, representando o menor valor na série histórica iniciada em 2012.

A pressão inflacionária está minando o poder aquisitivo dos consumidores, com reflexos fortes no mercado. O cenário de empobrecimento complica muito a vida das famílias, principalmente as que pertencem às classes sociais mais baixas.

Nas classes C e D, por exemplo, quase 40% do consumo se concentra nos gastos com mercado e mesmo assim a compra de alimentos está exigindo muita pesquisa de preços, para fazer o dinheiro render um pouco mais.

Preocupados, economistas defendem as reformas tributária e administrativa para trazer um pouco de estabilidade ao país. A necessidade de redução dos gastos públicos também é vital.

E enquanto nada disso acontece os consumidores já observam os impactos nas gôndolas dos supermercados da invasão da Rússia à Ucrânia, que está completando um mês.

Produtos básicos, como leite, pão francês, carnes, ovos, óleo de soja, arroz, feijão e farinha de trigo já estão mais caros, porque as commodities agrícolas foram reajustadas.

A soja, por exemplo, que é a base do óleo usado na cozinha, subiu 1,78%. O milho – principal fonte de alimentação de aves, bovinos e suínos – aumentou 8,81%. Já o trigo, utilizado em larga escala na indústria de panificação, subiu 20,8%.

Foto: pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis