Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vereadores querem acompanhar de perto as novas obras da Vale em Pará de Minas

Highslide JS

A Câmara Municipal pretende criar uma Comissão Especial para acompanhar as ações referentes ao cumprimento, em Pará de Minas, do Acordo Judicial de Reparação decorrente do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho.

A sugestão para criar esse grupo especial partiu da vereadora Irene Melo Franco, através de um requerimento que foi aprovado pela Casa. Segundo ela, o objetivo é assegurar que moradores de comunidades rurais atingidas, especialmente os que dependiam diretamente do Rio Paraopeba, também sejam beneficiados com o acordo.

No território de Pará de Minas, os povoados da bacia do Paraopeba diretamente afetados foram Córrego do Barro, Chacreamento Paraopeba, Chacreamento Vargem Grande e Muquém

A vereadora foi procurada por representantes dessas localidades que relataram falta de informação no que se refere a prazos para execução dos projetos, gestão dos recursos, dentre outras situações.

Com a aprovação dos vereadores pela criação da Comissão Especial, o presidente da Casa, vereador Márcio Lara, solicitará das maiores bancadas a indicação dos nomes para compor o grupo. Serão três membros efetivos (presidente, vice-presidente e relator) e três suplentes. 

Questionada sobre o trabalho da comissão, Irene Franco disse que ela buscará o diálogo com o Município e demais órgãos envolvidos no Acordo Judicial de Reparação. 

Sobre o assunto, o Jornal da Manhã conversou com o prefeito Elias Diniz. Segundo ele, a busca por informações sobre a execução das obras e aplicação dos recursos é válida e a Prefeitura tem a intenção de disponibilizar um link em sua página na internet para facilitar o acesso aos dados.

Elias lembrou que, somente agora, o Município recebeu os recursos para executar a primeira obra do Consulta Popular, processo cujos moradores desses distritos participaram. Será feita a reforma e ampliação do Hospital Padre Libério.  Os outros recursos já liberados são parte de outras etapas do acordo.

Ainda dentro do Consulta Popular, as outras obras selecionadas que serão executadas em Pará de Minas são: construção de casas populares; pavimentação de diversas vias; pavimentação da estrada que liga Bom Jesus do Pará à Córrego do Barro; e a troca do parque luminotécnico do município. 
Porém, os recursos desses trabalhos ainda não foram liberados.

Fotos: Germano Santos e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis