Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sai o balanço do Renegocia! Muitos consumidores tiveram dificuldade em participar

Highslide JS

Chegou ao fim o Renegocia!, mutirão coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).Iniciado no final de julho, o projeto teve como objetivo auxiliar cidadãos em dificuldades financeiras a renegociar suas dívidas de maneira acessível antes que elas superem suas capacidades de pagamento, o chamado superendividamento.

Participaram da mobilização nacional consumidores com dívidas em atraso, sem limite de renda ou de valores dos débitos. Foram renegociadas contas em atraso com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. 

Segundo o Procon de Pará de Minas, muitas pessoas procuraram o serviço em busca de informações sobre o mutirão, mas nem todas puderam participar. O coordenador, Bruno Souza, disse que a ideia foi positiva, mas os requisitos acabaram deixando de fora uma parcela significativa de consumidores. Houve, também, aqueles que procuraram o órgão, mas não sabiam, sequer, para quem estavam devendo. 

Além dos requisitos do mutirão, a renegociação com os bancos foi um fator citado pelo Procon de Pará de Minas como um desafio. 
A falta de documentos e a dificuldade de uma renegociação acessível fizeram consumidores desistirem em dar andamento ao processo. 
Ao final da entrevista, o coordenador do Procon chamou atenção para o endividamento de pessoas em Pará de Minas. Segundo Bruno Souza, esta é uma realidade preocupante e que merece mais cuidado por parte dos consumidores e das autoridades políticas. 

Vale lembrar que o Renegocia! é diferente do Desenrola Brasil, outro programa federal para negociar dívidas. No Desenrola Brasil, por exemplo, podem ser negociados débitos de até R$ 5 mil e a renda do consumidor não pode ultrapassar R$ 20 mil. Além disso, devem ser dívidas bancárias e as instituições farão contato com o cidadão. Este programa está em andamento e vai até 30 de dezembro.

Fotos: Germano Germano Santos Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis