Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Profissão engraxate: poucos resistem às mudanças do mercado

Highslide JS

As pessoas mais jovens talvez nem saibam qual a função de um engraxate, já que há algum tempo esta atividade vem desaparecendo do mercado. 

Com o avanço das tecnologias aplicadas aos calçados, que são produzidos com diversos materiais além do couro, a necessidade de se passar graxa ou polir um sapato ficou no passado.

Ainda assim a profissão persiste, para atender à pequena parcela da população que ainda mantém o hábito de deixar os sapatos sempre brilhando. 

Em Pará de Minas os engraxates costumavam atender os clientes na Praça Torquato de Almeida e no Terminal Rodoviário, onde colocavam suas cadeiras especiais ou seus caixotes adaptados. 

Hoje, apenas um profissional tem ponto fixo na cidade para atender a clientela. É Carlos Selma, de 72 anos. Ele está na atividade há 18 anos, sendo que 13 deles desempenhando a profissão no camelódromo de Pará de Minas, onde mantém um box.

O JM conversou com ele sobre as mudanças impostas pelo mercado calçadista. Segundo Carlos, além da redução no volume de serviço, hoje grande parte dos clientes prefere mesmo é deixar o sapato em seu box para ser engraxado fora do pé. 

Carlos sabe que a profissão deve desaparecer do mercado, mas não está preocupado. Ele se mostra muito feliz em desempenhar o ofício que vem garantindo sua sobrevivência há tantos anos, e tem orgulho do que faz. 

Um dos fatores apontados pelo engraxate para justificar o desaparecimento da maioria dos concorrentes em Pará de Minas, além da redução do número de calçados de couro, é a falta de persistência dos profissionais da área, que preferem buscar seu sustento em outras atividades. 
Na cidade, o serviço de engraxate é praticado a preços que variam entre R$8 e R$30, dependendo do tamanho do calçado, modelo e detalhes. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis