Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sinal vermelho para a dengue: em uma semana, a cidade registra mais de cem casos prováveis

Highslide JS

Enquanto o novo coronavírus ganha destaque na mídia e força milhares de pessoas a ficarem em casa, o mosquito Aedes aegypti – um velho conhecido da nossa população – continua agindo sem muito alarde, transmitindo a dengue para um número cada vez maior de paraminenses.

Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem, mostra que, em apenas uma semana, Pará de Minas registrou mais de 100 casos prováveis de dengue, englobando os confirmados e suspeitos. Com isso, o município saiu dos 1.413 caso da última semana para 1.522. 

A estatística mantém a cidade com taxa de incidência “muito alta”, tendo em vista o número de habitantes considerados pela secretaria, de pouco mais de 93 mil pessoas. 
A nova atualização do Governo de Minas é preocupante, pois além da ameaça do novo coronavírus, Pará de Minas também precisa empenhar esforços para enfrentar a dengue, que pode trazer sérias complicações para a saúde, inclusive, provocar a morte do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde confirma que os agentes de combate a endemias, também conhecidos como equipe de combate à dengue, continuam realizando as visitas domiciliares. 
A pasta garante que os profissionais foram devidamente orientados para manter o trabalho de identificação e o tratamento químico de focos do aedes aegypti.

E aproveita para pedir à população que facilite a entrada dos agentes, pois eles também já receberam todo treinamento necessário para agir nesse período de isolamento social. 
Além disso, é importante que as pessoas façam sua parte, aproveitando o tempo em casa para limpar os quintais e eliminar possíveis criadouros do mosquito. 

Só a título de comparação para exemplificar o quanto a situação é grave por aqui, o município de Itaúna, que é praticamente do mesmo porte de Pará de Minas, registrou apenas 22 casos prováveis em 2020. Já em Nova Serrana, foram notificados 211 casos, ainda assim, muito abaixo do verificado em Pará de Minas.

São José da Varginha, outro município classificado com taxa de incidência “muito alta” de dengue, registrou apenas um caso provável da doença na última semana. A cidade tem, agora, 219 notificações. 
Com relação à febre chikungunya, foram registrados apenas 4 casos em Pará de Minas, enquanto cinco pacientes foram infectados pela zika.

Já em nível estadual, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou 39.842 casos prováveis de dengue, com 3 mortes. Outros 18 óbitos estão em investigação. Com relação às outras doenças transmitidas pelo aedes, Minas notificou 715 casos de chikungunya, com uma morte em investigação, e 236 casos de zika, sendo 59 em gestantes. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis