Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Adolescentes mostram consciência na fila da vacinação anti-covid

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou o balanço parcial da vacinação contra a covid em Pará de Minas, nos adolescentes de 12 a 17 anos. 

Considerada uma nova etapa da Campanha Nacional de Imunização, a aplicação da primeira dose a esse público foi marcada por emoção e alívio entre os adolescentes e seus familiares.

Inicialmente, a Secretaria de Saúde disponibilizou a vacina no sábado, antecipando o cronograma, porque houve sobra de doses e os frascos estavam abertos. Ontem a imunização teve sequência no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e na UBS Nossa Senhora da Piedade, a antiga Policlínica.

O Jornal da Manhã acompanhou a movimentação nas unidades e conversou com alguns adolescentes que estavam na fila. Entre eles, Gabriel Ribeiro Costa, Daniel Soares e Ana Luiza Linhares.

Alívio também para quem acompanhava os adolescentes. O JM conversou com duas mães que falaram da sensação de ver os filhos vacinados.

A expectativa agora é pela divulgação do novo cronograma de vacinação em Pará de Minas, tanto para os adolescentes como para a dose de reforço dos idosos. 
A boa notícia é que, logo mais, a cidade receberá mais uma remessa de vacinas. São esperadas 4.124 doses, sendo 1.374 da Pfizer para reforço dos idosos ou primeira dose em adolescentes, outras 1.140 da Pfizer para D2 e mais 1.610 unidades da Coronavac também para a segunda dose.

BOLETIM DO CORONAVÍRUS – A Secretaria de Saúde atualizou o boletim do coronavírus em Pará de Minas, confirmando mais 40 casos nas últimas 24 horas. Subiu de 57 para 64 o total de pessoas recebendo acompanhamento domiciliar.

Seis pessoas continuam hospitalizadas. O número de óbitos continua inalterado há uma semana – 280. Já no Hospital Nossa Senhora da Conceição foi confirmado o óbito de uma paciente de Nova Serrana. Ela tinha 61 anos e estava internada na ala covid desde 17 de setembro.

E agora uma boa notícia – quase 60% das cidades mineiras estão sem internações por covid e em 74% dos municípios não houve registro de mortes pela doença nos últimos dias. O Estado está vivenciando os efeitos positivos da vacinação em massa.

O infectologista Leandro Curi informou que esse novo cenário no sistema de saúde era esperado, já que a adesão à vacina é muito boa. Segundo ele, o cenário também mostra que as variantes gama e delta estão sendo controladas pelas vacinas que temos.

Quanto mais pessoas forem imunizadas, menores as chances de surgirem no país novas variantes do vírus.

DESMOBILIZAÇÃO DE LEITOS NA REGIÃO – A Regional de Saúde de Divinópolis anunciou a desmobilização de 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 82 de enfermaria para atendimento à pacientes com covid-19 em cidades da Macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte. 

Os leitos de UTI foram desmobilizados nos hospitais dos municípios de Formiga, Campo Belo, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Divinópolis. Já as portas de enfermaria, ou clínicas, foram fechadas em Itaguara, Itapecerica, Formiga, Luz, Santo Antônio do Monte, Cristais e Divinópolis. 

A situação dos municípios é avaliada semanalmente, portanto, análises sobre manutenção de leitos disponibilizados para atendimento da covid-19, assim como a necessidade de ampliação, continuarão sendo feitas. Com a alteração, a Macrorregião Oeste conta, atualmente, com 169 leitos de UTI exclusivos para covid e outros 266 de enfermaria.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis