Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sistema do TSE travou no país todo, deixando eleitores e candidatos agoniados: resultado de Pará de Minas só começou a sair às 10 da noite

Highslide JS

Problemas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) causaram atraso na divulgação dos resultados das eleições municipais por todo o Brasil. O atraso na totalização foi gerado por problemas técnicos em um dos núcleos de processamento do supercomputador que soma os votos. E como a pane afetou nacionalmente a transmissão dos dados não foi diferente aqui em Pará de Minas.

O Cartório Eleitoral fez a transmissão de todos os dados da Comarca menos de duas horas depois do encerramento da votação, mas os primeiros números oficiais só apareceram no sistema do TSE às 10 da noite. Foram cinco horas de espera difíceis, tanto para os candidatos como para a equipe que fazia a cobertura das eleições aqui pelas rádios Santa Cruz e Stilo.

Os primeiros números saíram somente às dez da noite e até então nossa equipe de reportagem só tinha dados paralelos para trabalhar.E o primeiro sinal de que Elias Diniz teria vitória nas urnas apareceu por volta das sete da noite, quando chegou a informação de que ele obteve maioria dos votos nas sessões dos grandes colégios eleitorais de Pará de Minas que são as escolas Fernando Otávio, Manoel Batista, Coronel João Ferreira e também no centro da cidade.

Já por volta das 21 horas os candidatos e os ouvintes foram impactados pela informação, também extraoficial, de que a diferença entre os dois candidatos que brigavam pela frente era de 900 votos e que ainda faltariam dois mil votos para a contagem paralela final. Às 10 da noite o sistema do TSE apresentou a primeira parcial de Pará de Minas, já com 71%, confirmando a dianteira de Elias.

Quando a apuração oficial terminou veio o resultado que entra para a história do município como o mais apertado: a diferença entre o primeiro e o segundo colocados foi de apenas 732 votos. A colocação foi a seguinte: Elias Diniz (PSD): 13.915 votos; Antônio Júlio (MDB): 13.183 votos; Geraldinho Cuíca (PSDB): 5.483; Marcone da AABB (PV): 4.688 votos; Dr. Paulo César (PSB): 4.006 votos.

Marzagão (Republicanos): 1031 e Carlin Lula (PT): 958 votos. Nesses números que acabamos de divulgar chama atenção um fato importante. Quase um terço dos 63.804 eleitores aptos a votar em Pará de Minas mudou o resultado das urnas, já que somente compareceram 43.802.Segundo dados do TSE 14.817 eleitores não votaram. Outros 2.858 anularam o voto e mais 2.327 eleitores votaram em branco.

Os faltantes, somados aos que anularam os votos, representaram 31,35% e também impactaram na votação dos candidatos a vereador, considerada a mais baixa da história do município.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis