Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Farmacêutico recomenda aos consumidores que deixem de lado no momento um dos remédios mais populares do mercado

Highslide JS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continua recolhendo medicamentos à base de cloridrato de ranitidina, de diferentes laboratórios que comercializam o produto no país. 

O recall acontece em razão do comunicado publicado pelo órgão, recomendando maior controle das nitrosaminas, que são substâncias potencialmente cancerígenas formadas durante a síntese de princípios ativos usados na fabricação de medicamentos.

No Brasil, 24 diferentes empresas farmacêuticas possuem medicamentos registrados com o princípio ativo, em diferentes apresentações. O caso ganhou ampla repercussão devido a popularidade do remédio, utilizado no tratamento e prevenção de problemas digestivos, como úlceras estomacais, azia e refluxo.

Contudo, as autoridades de saúde garantem que a ação é preventiva e as pessoas que fazem o uso desses medicamentos não devem se alarmar. A recomendação é substituir a ranitidina por outra droga, conforme prescrição médica. O farmacêutico Jader de Faria Leitão falou conosco sobre o assunto:

Os recolhimentos voluntários da ranitidina podem ser acompanhados pela sociedade no portal da Anvisa, no endereço portal.anvisa.gov.br. Até o momento mais de 220 lotes foram recolhidos. A expectativa do órgão é que nos próximos dias outros lotes de medicamentos com o princípio ativo cloridrato de ranitidina sigam o mesmo trâmite. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis