Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ascamp desesperada com notificação para desocupar parte do galpão de recicláveis

Highslide JS

A coleta do lixo reciclável definitivamente virou um problema em Pará de Minas. A Ascamp, principal prestadora do serviço, não está conseguindo percorrer todos os bairros, e a população voltou a misturar os materiais recicláveis com o lixo orgânico.

Na Ascamp, a situação parece se agravar a cada mês. Além do déficit de mão de obra e do pequeno espaço para alocar o lixo recolhido, a associação agora lida com a intimação do Poder Público para retirar os materiais que estão colocados na área sem cobertura do galpão.

A notificação chegou por causa da chuva, diante dos riscos de acúmulo de água, que propicia o surgimento de criadouros do mosquito da dengue. A Ascamp só tem até o final do mês para organizar a sede e acatar as normas sanitárias. 

E essa situação dificulta ainda mais o já comprometido trabalho dela. A situação é tão delicada que a escolha do bairro onde o serviço é prestado está sendo feita por sorteio, segundo relato do associado Eliseu Alfredo Ferreira.

A queda de preços dos recicláveis também se tornou um desafio para a Ascamp. Eliseu Ferreira informou que o cenário tirou até mesmo os catadores independentes do mercado. 
E com esses problemas enfrentados pela Ascamp, que resultaram na redução da coleta do lixo seletiva, parte da população voltou a misturar o lixo orgânico com o reciclável. 

Quem confirma isso é Denise Costa, coordenadora da Limpeza Urbana da Engesp. Segundo ela, a não separação pode ser mais fácil para o cidadão, mas tem impacto sério no meio ambiente. 

As dificuldades na coleta seletiva são de conhecimento da Prefeitura de Pará de Minas. Em recente entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, informou que já está atuando na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos, a fim de regulamentar a coleta de recicláveis e melhorar as condições de serviço para quem atua no setor.

No entanto, essa proposta não sairá do papel de uma hora para outra e terá efeitos a médio e longo prazo, especialmente com a conscientização da população a respeito da separação e descarte correto dos materiais recicláveis.

Já com relação à Ascamp, quem tiver interesse em fazer parte da associação pode entrar em contato pelo 3236-3870. O galpão de materiais está localizado na rua Nova Serrana, nº 1.385. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis