Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Triste estatística: a cada duas horas um animal é vítima de agressões em Minas Gerais

Highslide JS

As mobilizações em defesa dos bons tratos aos animais continuam crescendo, mas na outra ponta ainda existe muita insensibilidade de grande parte da sociedade e esta triste realidade também acontece em Minas Gerais. Os dados que comprovam essa situação, que precisa ser mudada rapidamente, foram divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com o levantamento, o número de maus-tratos aos animais, como abandono, agressão física ou zoofilia de cães e gatos, cresceu em relação ao ano passado. De janeiro a junho deste ano, 2.266 animais foram violentados em Minas, enquanto no mesmo período de 2022, foram 2.190. Basta fazer uma conta matemática para se apurar que a cada duas horas praticamente, chega uma denúncia até a Polícia Civil de Minas.

Esses números representam apenas os dados oficiais e a Sejusp acredita que a violência seja maior, porque nem todos os casos chegam aos órgãos públicos. Essa triste realidade poderia ser diferente, se mais pessoas se responsabilizassem pelo bem-estar animal. Mas não se pode desconsiderar um fato importante – o salto no número de casos de violência animal em Minas significa, antes de tudo, que mais pessoas estão cientes das formas de denúncia.

Segundo avaliação de especialistas, anos atrás tínhamos menos simpatizantes da causa, menos protetores e a sociedade ainda fechava os olhos para o crime de maus tratos aos animais. Hoje o cenário melhorou, com mais instrumentos de fiscalização, daí o aumento das denúncias. Tem mais uma reflexão que está sendo proposta diante da realidade. É a necessidade de conscientização das pessoas com mais de 50 anos que aprenderam como algo normal os maus tratos em casa.

Essas gerações herdaram um pouco da cultura de que os animais que vivem com as famílias podem ser castigados, às vezes, até de forma muito agressiva. Mas o que interessa mesmo é a sociedade entender de forma mais abrangente que os pets, assim como qualquer outro animal, precisam ser bem tratados e respeitados. Vamos refletir.

Foto Ilustrativa: Polícia Militar/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis