Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Peixes e patos mortos na lagoa do Bariri: Secretaria de Meio Ambiente explica

Highslide JS

Repercutem em Pará de Minas as imagens compartilhadas nas redes sociais de peixes e até patos mortos na lagoa do Parque do Bariri. Mais uma vez, populares questionam o poder público sobre uma possível contaminação na água, que poderia ser o motivo para a mortandade dos animais.

As fotos e vídeos foram divulgados nesta semana por diferentes perfis no Instagram. Neles é possível ver peixes e dois patos sem vida, boiando nas margens da lagoa.

Muitas pessoas lamentaram o fato, lembrando que o Parque do Bariri é um cartão postal da cidade, e cobraram explicações e providências da Prefeitura de Pará de Minas. 

Ontem, a reportagem do Jornal da Manhã esteve no Bariri, no início da tarde, mas não constatou nenhum animal morto nas margens da lagoa. Nós entramos em contato com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, pedindo um posicionamento sobre o assunto.

Em nota, a pasta descartou a contaminação da lagoa do Bariri, afirmando que não há registros de lançamento de esgoto na água. 

O motivo da mortandade dos peixes, de acordo com a secretaria, está ligado ao período da seca, que reduz, significativamente, o nível da água e a deixa mais quente, provocando a escassez de oxigênio para os animais aquáticos. 

Ainda segundo o órgão, essa situação, embora não seja positiva, é considerada normal para a temporada de poucas chuvas, e deve melhorar a partir das precipitações, que estão previstas para cair com mais regularidade em Pará de Minas a partir da segunda quinzena de novembro. 

Com relação ao óbito do pato, a secretaria disse que ainda não é possível deduzir a causa. A morte pode ter sido provocada por diversas situações, inclusive, a ingestão de algum alimento inadequado para ele.

Atualmente, vivem no Parque do Bariri aproximadamente 30 animais, entre patos, gansos e marrecos. Também tem sido observada a passagem esporádica de apenas uma capivara no local.

Fotos: Reprodução/Instagram





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis