Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lava jatos lideram a lista das empresas que driblam a legislação trabalhista na cidade

Highslide JS

Aparentemente o trabalho infantil em Pará de Minas diminuiu, mas a realidade pode ser diferente das informações que chegam ao Conselho Tutelar, que é o órgão responsável pelo acompanhamento de menores em situação de risco. A atuação do Conselho se dá a partir das denúncias e neste ano ele foi acionado em apenas quatro situações, todas elas relacionadas ao desempenho profissional de adolescentes na faixa etária de 14 anos.

Uns trabalhavam em lava a jatos e outros em pequenas empresas familiares. As inspeções mostraram que os casos não eram de trabalho escravo, mas a lei no Brasil é clara ao proibir a presença dos menores de 16 anos no mercado. Por causa disso, os proprietários dos lava a jatos e das empresas familiares foram notificados e a situação encaminhada ao Ministério Público de Pará de Minas.

A reação dos empresários, como já era de se esperar, foi a pior possível. Eles consideram uma aberração que a legislação trabalhista proíba a mão de obra dos menores de 16 anos, alegando que sem ocupação facilmente podem ser levados para caminhos do mal. Alguns pais chegaram até a argumentar que tiveram que levar os adolescentes para seus pequenos comércios de modo a evitar que eles ficassem soltos nas ruas, sem ter o que fazer.

E a situação piorou com a pandemia, já que grande número de estudantes não se adaptou às aulas on-line, o que tem provocado a maior infrequência escolar da história de Pará de Minas. Os alunos, geralmente da rede pública, alegam monotonia, dificuldade de acesso à internet e vários outros problemas que estão desaguando nos boletins com notas baixíssimas.

Assustados muitos pais estão preferindo manter os filhos em seus comércios, na tentativa de ocupá-los na maior parte do tempo. Mas têm esbarrado na legislação trabalhista que não dá colher de chá. Cabe ao Conselho Tutelar obedecer a lei e orientar os empregadores. Quando os menores já têm 16 anos eles podem ser encaminhados ao mercado de trabalho, através do programa Jovem Aprendiz. Mas fora disso, não há outra maneira.

Foto Ilustrativa: sasint/pixabay






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis