Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cartão de crédito por aproximação: facilidade no uso é descompensada pela falta de atenção

Highslide JS

Prático e ágil nos pagamentos, o uso do cartão de crédito por aproximação tem ganhado mais adesão no mercado.Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), esse tipo de pagamento subiu quase 20% no período de 12 meses.

Hoje, essa modalidade representa quase 38% do total de transações realizadas e a previsão da Abecs é que ela chegue aos 50% ainda neste ano. Para se ter ideia da evolução, em 2020 esse tipo de pagamento representava menos de 4%.

No uso do cartão por aproximação, basta o cliente encostar o chip no leitor da máquina, sem precisar digitar a senha. Os bancos têm liberdade para definir o limite máximo de uso por operação, mas, em média, eles costumam estabelecer um limite de até R$ 200,00.

Mas apesar dos benefícios da função, existem os riscos que devem ser levados em consideração pelo consumidor. Especialistas consideram que a tecnologia é segura e os golpes não acontecem por falha tecnológica.

As ações criminosas ocorrem na desatenção humana. Um exemplo de golpe é colocar um valor maior na máquina para que o cliente pague a mais sem perceber. Existem ainda os casos de perda ou roubo do cartão. Com isso, o criminoso pode fazer compras sem a senha. Neste caso, a vítima do furto ou roubo, deve bloquear o cartão o quanto antes. 

Outras dicas para evitar o prejuízo são: ativar as notificações automáticas dos aplicativos de bancos e carteiras digitais, conferir o valor cobrado no momento do pagamento, reportar ao banco as compras não reconhecidas e contratar um serviço antifurto para o cartão.

Foto: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis