Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Benefícios suspensos ao funcionalismo público durante a Lei 173 serão pagos a qualquer momento

Highslide JS

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, mais conhecido pela sigla de Sitraserp, está acompanhando diariamente as publicações do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE).

O interesse se justifica pela expectativa do parecer que dá direito aos servidores públicos de todos os municípios ao recebimento de benefícios suspensos no auge da pandemia.

A questão está ligada à Lei 173, editada pelo governo Bolsonaro em 2020. Por ela, nenhuma prefeitura poderia ampliar gastos com pessoal, a fim de conter despesas. Os municípios cumpriram integralmente a lei, mas a observância de alguns itens levantou discussões que vem se arrastando.

A presidente do Sitraserp, Tânia Valeriano Leite, esclarece que as divergências se referem a promoções e progressões asseguradas no estatuto do servidor público. Algumas, de fato, ficaram suspensas durante a vigência da Lei 173, outras não.

No entanto, as prefeituras optaram por aguardar um parecer técnico e, no caso de Minas Gerais, ele está para ser divulgado no Diário Oficial a qualquer momento. Já vazou a informação de que o TCE assegurou que é legítimo o direito dos servidores públicos em receber benefícios como quinquênio, trintenário e promoções mesmo no período em que vigorou a Lei 173.

Tânia Leite falou ao Jornal da Manhã a respeito. Disse que chegou a alertar a prefeitura de Pará de Minas sobre os direitos dos servidores, mas o município insistiu em aguardar a manifestação do Tribunal de Contas:

Segundo Tânia, a prefeitura de Pará de Minas garantiu que tão logo o parecer do TCE seja oficialmente publicado, ela vai quitar os atrasados. A sindicalista não citou números, mas assegurou que muitos servidores serão contemplados, inclusive os que se aposentaram de 2020 para cá.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis