Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia Mundial do Rim: você sabe quanta água deve beber diariamente?

Highslide JS

O Dia Mundial do Rim também foi lembrado ontem pelo Centro de Hemodiálise de Pará de Minas, mantido pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. Para marcar a data os pacientes receberam atendimento especial, começando pela aferição da pressão arterial, exame de glicemia capilar e outros. A área física do Centro de Hemodiálise recebeu decoração em balões e cartazes e ainda houve distribuição de panfletos educativos, com informações importantes sobre a doença renal crônica.

Uma em cada dez pessoas adultas no mundo são afetadas pela doença que, em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Quando tratada de forma precoce, ela pode ser controlada ou retardada, na maioria dos casos. O risco é maior para quem sofre de hipertensão arterial ou diabetes, mas outras situações também se encaixam no grupo que requer atenção, caso dos idosos, obesos, fumantes, quem tem histórico familiar e também aqueles que fazem uso frequente de remédios que podem causar danos aos rins.

A campanha do Dia Mundial do Rim foi criada exatamente com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção da doença renal. São os rins que filtram todo o sangue que corre no organismo – em torno de 180 litros por dia – eliminando as substâncias impróprias através da urina. 

O Jornal da Manhã conversou com o nefrologista Gabriel Bittencourt e ele citou os cinco pilares dos rins saudáveis: boa alimentação, dormir bem, atividade física, redução do nível de estresse e abundância na ingestão de líquido. Segundo ele, a quantidade de água a ser ingerida diariamente é uma das dúvidas mais frequentes nos consultórios e varia de um paciente para outro.

radiosantacruzfmg.com.br · Gabriel Bittencour

O Centro de Hemodiálise de Pará de Minas está atendendo 86 pacientes, através de suas 15 máquinas. Ele funciona das 5h da manhã às 20h30, exceto aos domingos, que é o dia reservado para maior desinfecção da Central de Água e da clínica em si. A expectativa em torno da ampliação do atendimento é muito grande e isso só vai acontecer quando outras máquinas entrarem em atividade. Negociações estão sendo feitas em Brasília, já que o investimento é muito alto.

O enfermeiro coordenador do Centro de Hemodiálise, Ivan Faria, tem boas expectativas de que isso aconteça em médio prazo. Ele defende o aumento da prestação de serviços devido ao elevado conceito de Pará de Minas na área:

radiosantacruzfmg.com.br · Ivan Faria

Além de atender mais pacientes, a expansão do Centro de Hemodiálise evitará viagens para municípios da região. Uma sessão de diálise dura 4 horas e precisa ser feita três vezes por semana. Enfrentar a estrada depois desse procedimento causa muita fadiga na pessoa.

Fotos: Hospital Nossa Senhora da Piedade






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis