Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Divulgadas as obras que Pará de Minas receberá na compensação do desastre de Brumadinho

Highslide JS

Selecionadas as obras de reparação socioeconômica que serão executadas em Pará de Minas como compensação pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, tragédia ocorrida em janeiro de 2019. A definição foi feita pelos compromitentes do Acordo Judicial de Reparação, que são Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas. Além de Pará de Minas, outras sete cidades também tiveram os projetos selecionados, entre elas São José da Varginha e Florestal.

Foram aprovados três projetos para cada um dos municípios. Em Pará de Minas, a Vale deverá executar a pavimentação asfáltica em diversas vias, troca do parque iluminotécnico e reforma e ampliação do Hospital Padre Libério, no Senador Valadares. Para Floresta, as obras a serem realizadas são construção, ampliação e reforma dos prédios do setor da saúde, construção da estrutura de drenagem e manejo das águas da chuva e reforma e limpeza da barragem do Complexo Turístico Sinval Ribeiro de Oliveira. 

Já São José da Varginha será contemplada com a construção de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), construção de pontes e melhorias em vias públicas urbanas e rurais e reforma e ampliação das escolas e creches municipais. Todos esses projetos foram definidos após a Consulta Popular e somam-se aos 78 já selecionados na semana passada.

De acordo com o governo mineiro, o material foi encaminhado à Vale para detalhamento e posterior execução. Nessa avaliação, a mineradora vai contemplar: elaboração do planejamento, com apresentação do escopo, cronograma, custos estimados, riscos previstos, resultados esperados, indicadores, metas e marcos de entrega. 

A empresa terá 90 dias para apresentar aos compromitentes o material, podendo haver prorrogação caso haja fundamento, conforme o termo judicial. Após o detalhamento, os dados seguirão para a auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas.

A partir da manifestação favorável da entidade, poderão ser dadas as ordens de início, caso os projetos sejam considerados viáveis do ponto de vista técnico e financeiro. Vale lembrar que, dos mais de R$ 3 bilhões que serão custeados pela mineradora para as reparações nos municípios, cerca de R$ 83 milhões serão investidos em obras na região de Pará de Minas.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis