Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ministério Público ajuíza ação para garantir vagas nas escolas da rede estadual

Highslide JS

Mais de uma semana depois do início do ano letivo na rede estadual, o procedimento de matrículas adotado pelo Governo de Minas continua repercutindo. A novidade agora é que o Ministério Público de Minas Gerais ajuizou uma Ação Civil Pública para garantir o direito à educação no estado. 

Ela foi proposta devido à alteração do sistema de cadastramento escolar da rede estadual para 2020 e foi provocada por centenas de pais, associações de moradores, assim como a União dos Secretários Municipais de Educação, conselheiros tutelares, sindicatos de professores, Fórum Estadual de Educação de MG  e até pelo município de Belo Horizonte.

O Ministério Público deseja uma solução imediata de todos os casos em que a matrícula não foi efetivada ou ocorreu em desacordo com as necessidades dos alunos, mediante revisão dos critérios de distribuição das vagas em conjunto com os municípios. 

O órgão também pede o deferimento de medida que torne obrigatória a divulgação de informações sobre a capacidade de atendimento da rede estadual neste ano e das vagas efetivamente ocupadas por escola, o que possibilitará o controle social sobre a gestão do sistema. 

O MP requer ainda a adoção de providências para garantir que os alunos fora da escola em razão das dificuldades enfrentadas para efetivar a matrícula sejam identificados e matriculados.  Conforme já divulgado pelo JM, neste ano a pré-matrícula e a matrícula na rede estadual foram feitas exclusivamente pela internet.

A decisão partiu da Secretaria de Estado de Educação, mas gerou muitas reclamações de pais e até mesmo de diretores e professores, que alegam que o sistema apresentou várias inconsistências. 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis