Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Partidos começam a se movimentar em torno das convenções municipais

Highslide JS

Aberto o prazo para os partidos realizarem suas convenções partidárias. Neste ano elas poderão acontecer da forma tradicional, ou seja, em ambientes públicos desde que resguardadas as medidas sanitárias, e também de modo virtual. O prazo das convenções vai até 16 de setembro, dez dias antes do registro das candidaturas dos postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Também em 26 de setembro terá início a propaganda eleitoral no rádio, na tv e na internet. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está reforçando a campanha para que voluntários se inscrevam como mesários nas eleições de novembro. A Justiça Eleitoral assegura que todas as medidas preventivas serão tomadas, a fim de evitar eventual contaminação pelo coronavírus.

O TSE também está combatendo uma fake news que coloca em dúvida a integridade do processo eleitoral, deixando claro que os mesários não têm poder para alterar os votos nas urnas. Segundo o Tribunal, nem os mesários, nem os servidores da Justiça Eleitoral, terceirizados ou outros colaboradores conseguem mudar os votos registrados na urna de cada seção eleitoral.

Isso porque eles não têm como violar o software e o hardware devido aos recursos de segurança como assinatura digital e criptografia, que criam uma cadeia de confiança que impede qualquer violação da urna. Além disso, o TSE explica que os dados dos mesários que colaboram com a Justiça Eleitoral são os que constam no cadastro de cada eleitor, como nome, data de nascimento, endereço, filiação e número de documentos.

O cadastro eleitoral não inclui informações sobre posicionamento político ou outras preferências do cidadão. E além de todo o esquema de segurança da urna eletrônica, existe a fiscalização feita pelos interessados diretos no resultado da eleição, já que cada partido político pode indicar dois delegados por município e dois fiscais para cada seção eleitoral no dia da votação.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis