Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce o abandono de animais na pandemia: causas vão desde os custos da criação até o medo de doenças

Highslide JS

Denúncias recentes divulgadas pelo Jornal da Manhã, sobre o abandono de animais nas ruas de Pará de Minas, retratam a dura realidade das cidades. 

A situação se agravou muito com a pandemia, já que manter os pets em casa custa dinheiro e esse “artigo” desapareceu do bolso da maioria dos trabalhadores.

Sem condições financeiras para arcar com os custos da ração e até mesmo das consultas veterinárias, muitas pessoas estão descartando seus cães nas ruas e estradas rurais. 

Muitos também têm medo dos pets serem transmissores da covid-19, o que é uma inverdade já que não existe nada que comprove. E ainda existem outros motivos que provocam o desinteresse em continuar com os cães em casa – xixi no lugar errado, roer objetos e latidos fora de hora.

São muitas as testemunhas do abandono e elas ficam comovidas ao relatar os fatos. Dias atrás, em plena Benedito Valadares, a principal rua do centro comercial de Pará de Minas, um cachorro foi jogado de uma caminhonete. Mesmo depois do susto e um pouco machucado, o animal correu por muitos metros tentando alcançar o veículo.

O abandono de animais também cresceu muito em outras cidades, como mostram as denúncias populares que circulam pelas redes sociais. Em Belo Horizonte, por exemplo, o número de animais recolhidos ficou 53% maior.

Por aqui o recolhimento continua suspenso e o aconselhamento a quem não quer mais conviver com os animais é entregá-los a uma das ONGs existentes na cidade. Essas entidades voluntárias são especialistas em cuidar de novas adoções. E por último que ninguém se esqueça que a prática de abandono se configura em maus tratos, de acordo com a Lei Sansão, que pode levar a pena de dois a cinco anos de prisão.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis