Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Elias Diniz garante que a Turi não para e estuda alternativa para viabilizar o serviço

Highslide JS

O prefeito Elias Diniz se posicionou a respeito da crise do transporte público em Pará de Minas. Ciente das dificuldades financeiras da Turi, ele disse que não deixará o serviço paralisar e explicou os planos para desafogar o orçamento da concessionária. O assunto ganhou destaque na cidade, nas últimas semanas, em virtude da possibilidade de suspensão do serviço. A empresa alega que os custos aumentaram consideravelmente neste ano, ao contrário da entrada de recursos.

Dias atrás, o superintendente da Turi em Pará de Minas, Djalma Rocha Júnior, revelou ao Jornal da Manhã que o cenário é “catastrófico” e se não houver uma ajuda do poder público a continuidade do serviço ficará insustentável.Elias admite preocupação com os problemas enfrentados pela Turi e disse que essa realidade é encarada por várias empresas do setor.

Ele não considera o aumento da passagem como solução viável, já que o custo de vida para a população também está elevado, especialmente para os assalariados. 
A alternativa que está sendo estudada pela prefeitura é um subsídio federal para custeio da gratuidade da passagem oferecida aos idosos. Mas o prefeito admite que o assunto é complexo, pois o município não tem condições legais de prestar essa ajuda com recursos próprios.

O projeto explicado por Elias foi aprovado no Senado (4.392/2021) e prevê a criação do Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). Pelo texto, os recursos provenientes dos royalties do petróleo serão repassados diretamente aos municípios. 
A matéria está na Câmara dos Deputados aguardando a designação do relator na Comissão de Desenvolvimento Urbano e no plenário.

Ainda não há previsão de quando ela será votada. Como não há perspectiva em curto prazo, existe o medo de que a Turi não consiga suportar a pressão financeira e tenha que tomar medidas mais drásticas. 
Sobre essa possibilidade, o prefeito Elias Diniz garantiu que o transporte não será suspenso, pois isso geraria consequências sérias para a cidade.

O prefeito disse também que outras alternativas estão sendo avaliadas pelo município junto ao governo de Minas para ajudar a Turi. Há também um projeto em análise, mas ele não adiantou alegando que precisa de segurança jurídica para fazer a divulgação.

Fotos: prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis