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Dia do Consumidor evidencia problemas mais comuns e a necessidade de atualização do Código de Defesa

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Hoje é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi criada para fortalecer a consciência dos consumidores e das empresas sobre os direitos e deveres das relações de consumo, seja no mercado físico ou digital.

O Dia do Consumidor foi instituído, primeiramente, nos EUA em 1962, com a oferta de quatro direitos fundamentais para os consumidores: segurança, informação, escolha e ser ouvido. Somente em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu oficializar o 15 de março como uma data mundial. No Brasil, desde setembro de 1990 a população conta com o chamado de Código do Direito do Consumidor, que também instituiu o Procon.

Em Pará de Minas, o órgão conta com uma equipe de quatro profissionais e faz uma média de atendimentos de 20 cidadãos por dia. A advogada do órgão, Lívia Trindade, diz que o consumidor paraminense tem motivos para celebrar a data. De cada 10 demandas apresentadas, 8 são resolvidas, índice que mostra eficiência no serviço e o respeito das empresas às reclamações. 

As principais queixas registradas são de empréstimos consignados sem anuência do contratante, faturas relacionadas aos cartões de crédito e compras feitas na internet. Essa última demanda, inclusive, vem crescendo após a pandemia e se tornou o grande desafio dos consumidores. 

Diante dessa nova era de consumo, Lívia Trindade acredita ser necessária a atualização do Código de Defesa do Consumidor para maior segurança nas relações entre empresas e clientes.

Questionada se as empresas de Pará de Minas respeitam o consumidor, a advogada do Procon disse que sim e justificou o posicionamento.

Ao final da entrevista, Lívia Trindade reforçou o pedido para que os consumidores tenham mais atenção na hora de contratar qualquer serviço ou comprar algum produto, especialmente pela internet. 

Afirmou que o Procon está a disposição para auxiliar quando o consumidor tiver dúvida ou suspeita de estar sendo desrespeitado.

E além de ser um dia de conscientização dos direitos do consumidor, a data também marca um momento importante para o varejo, já que hoje muitas lojas fazem campanhas e promoções de diversos produtos na tentativa de alavancar as vendas. 








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