Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta do IGAM: a vazão dos rios pode baixar bem mais até dezembro

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) divulgou um relatório que serve de alerta para a população para os próximos meses. O órgão realizou um estudo sobre o início do período seco deste ano e mostrou que a vazão dos rios em Minas Gerais tende a baixar ainda mais até dezembro.

Segundo o Igam, o estado recebe quase a totalidade das chuvas anuais durante os meses de outubro a março. Neste último período, entre 2022 e 2023, o relatório apontou que elas ficaram abaixo do previsto pela climatologia. 

Os meses de novembro, dezembro e janeiro até registraram chuvas acima da média, mas em fevereiro ocorreu uma redução significativa, com distribuição irregular, resultando em precipitação abaixo do normal. O cenário piorou em março, quando as chuvas também foram irregulares e escassas.

Segundo o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, diante do resultado pode-se considerar que, na maioria das regiões, o período chuvoso teve seu fim antecipado em dois meses. 

Na região de Pará de Minas o documento mostrou que o mês de janeiro foi o que registrou o maior volume de água, com precipitações em torno de 600 milímetros. 
E como as chuvas não foram suficientes no período seco, para compensar o que não ocorreu de outubro a março, é esperado que as vazões dos rios baixem ainda mais nos próximos meses. 

Outro agravante destacado pelo Igam é o fenômeno El Niño, que deverá deixar o clima mais seco e quente no Brasil e em Minas Gerais neste ano. A partir deste relatório, o instituto espera dar subsídios aos órgãos públicos para o planejamento integrado e articulado de ações para o enfrentamento desse período de estiagem, que vai até setembro. 

É fundamental o acompanhamento da situação dos corpos de água e a conscientização sobre o uso racional deste recurso por parte de toda sociedade. 

Foto: Instituto Mineiro de Gestão das Águas/Divulgação 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis