Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Corre-corre nas escolas: pais que deixaram a matrícula para depois estão apavorados

Highslide JS

A poucos dias do início do ano letivo na rede pública de Pará de Minas, a movimentação nas secretarias administrativas das escolas é muito grande. Pais de alunos, ou mesmo os estudantes maiores de 18 anos, estão correndo contra o tempo para solucionar pendências referentes às matrículas.

Uma situação que tem se repetido muito por aqui trata dos pedidos de transferência. O corre-corre se dá por supostas falhas no processo de zoneamento, realizado pelo sistema de cadastramento do governo de Minas Gerais. 

Assim como nos anos anteriores, o cadastramento foi feito de forma on-line. Por isso, o sistema da Secretaria de Educação é responsável por organizar a disponibilidade de vagas e direcionar os estudantes para as escolas mais próximas de suas residências.

Acontece que o zoneamento não funcionou para todos. Foi o caso de Sabrina Samaritana, do bairro Grão Pará, que teve a filha, de 6 anos, direcionada para a escola Torquato de Almeida, no centro de Pará de Minas. 

Sabrina precisou ir até a escola para solicitar a transferência, evitando o grande deslocamento da criança:

Além das solicitações de transferência, algumas escolas têm recebido famílias que não fizeram o cadastramento no prazo e agora tentam uma vaga para os filhos. 
Foi pensando nesse público que o governo de Minas abriu prazo para o preenchimento das vagas remanescentes. O processo também é on-line e precisa ser feito até o dia 23 de fevereiro. 

Os interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno que o aluno pretende estudar. Aí o sistema exibirá as escolas que ainda têm vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua área de interesse. 

Depois disso, o estudante terá dois dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na instituição escolhida, apresentando toda a documentação necessária. Caso ele não se apresente nesse prazo, a vaga será disponibilizada a outro. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis