Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estrangulada pelos custos elevados e falta de passageiros, Turi diz que precisa de ajuda da prefeitura

Highslide JS

O superintendente da Turi em Pará de Minas, Djalma Rocha Júnior, voltou a falar com o Jornal da Manhã a respeito do futuro do transporte público na cidade.

Nos últimos dias algumas informações assustaram a população, principalmente sobre a possibilidade de paralisação dos serviços a partir do dia 18 de abril.

Rocha Júnior admite o cenário desafiador e catastrófico para o setor, mas evita falar em datas ou suspensão do serviço.

Ele está determinado a conseguir um alinhamento junto à prefeitura para manter todas as linhas em circulação, mas é realista ao afirmar que do contrário ficará insustentável.

O superintendente está tentando agendar uma reunião com o prefeito Elias Diniz para tratar do assunto. Em novembro do ano passado, os dois se reuniram para uma apresentação dos números da Turi e uma das soluções apontadas por Djalma é um subsídio municipal para aliviar o orçamento da concessionária. Mas quatro meses se passaram e nenhuma medida foi tomada. Segundo Djalma, nesse período, a saúde financeira da Turi piorou.

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto Turi que, conforme o JM já noticiou, chegou ao conhecimento dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante uma conversa sobre a crise do transporte público no país. 
Elias e outros dirigentes que representavam a Frente Nacional dos Prefeitos pediram ajuda do governo federal, com a destinação de R$ 5 bilhões aos municípios para custeio da gratuidade de passagem que é oferecida aos idosos. 

O pedido foi justificado com a pandemia que agravou um problema que já vinha se intensificando no transporte público, com a queda de arrecadação das empresas devido à menor procura pelo transporte. Essa medida seria paliativa até que os gestores encontrassem uma ação efetiva para o setor.

E na semana passada em Divinópolis a Câmara Municipal aprovou o subsídio para o transporte público. Para evitar o colapso do sistema e não reajustar a tarifa, o consórcio TransOeste poderá receber aporte de até R$ 657 mil dos cofres públicos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis