Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Trabalhadores que deram certo na informalidade não querem mais saber de carteira assinada

Highslide JS

As dificuldades de acesso ao mercado de trabalho formal têm levado milhares de trabalhadores para a informalidade. 

Há poucos dias o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), mostrando que mais de 34 milhões de brasileiros atuam como trabalhadores informais. Esse número é 2% maior que o primeiro semestre do ano passado. 

A pesquisa considera nesse grupo pessoas que trabalham por conta própria e aquelas que não têm carteira assinada no setor privado ou doméstico, assim como empregadores sem CNPJ e quem trabalha sem remuneração.

Pará de Minas não tem um indicador dimensionando a situação da informalidade, mas esta realidade é clara nas ruas cheias de pessoas tentando ganhar a vida através do comércio informal de produtos e serviços caseiros.

Simão Duarte Pereira, de 30 anos, é um exemplo. Ele se tornou conhecido na cidade por vender cocadas baianas. Simão decidiu largar o emprego de carteira assinada e garante que está mais feliz agora, inclusive, ganhando melhor:

Especialistas consideram que o aumento do trabalho informal se deve, entre outros fatores, aos efeitos da pandemia no orçamento das empresas que foram obrigadas a reduzir o quadro de funcionários para conseguir equilibrar as contas.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis