O tempo seco e os ventos fortes desta época do ano reforçam as condições para a ocorrência de incêndios florestais e o problema é ainda maior porque estamos em plena temporada de festas juninas.
As fogueiras em homenagem aos santos do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro – têm forte tradição nas comunidades rurais, locais onde o risco dos incêndios é maior, devido às condições climáticas.
Preocupado com isso, o extensionista da Emater de Pará de Minas, Fábio Morais, alerta os produtores rurais para que eles busquem se prevenir. O mesmo vale para a população em geral, a fim de evitar condutas perigosas.
Fábio Morais também alerta os produtores quanto à utilização do fogo para a limpeza de terrenos. O uso desta técnica deve ser abandonado, devido aos prejuízos que ela pode causar à qualidade do solo.
A população pode ajudar na prevenção dos incêndios florestais, denunciando todas as vezes que flagrar alguém iniciando uma queimada. Além de acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, também é importante comunicar à Polícia Militar de Meio Ambiente, para que ela faça o registro da ocorrência, além de tomar as providências necessárias.