Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Erro de dentista em clínica odontológica de Pará de Minas colocou paciente em situação de risco

Highslide JS

Era para ser apenas um tratamento de canal na clínica onde ela já vinha frequentando há mais de ano, em Pará de Minas, pelo bom atendimento e à qualidade da prestação de serviços.

Mas a vida de Sueli Silva, moradora de Lagoa Preta, no município de São José da Varginha, virou um pesadelo desde o dia 20 de janeiro, devido a um erro da dentista que cuidava do caso.

Segundo a denunciante, a profissional errou na quantidade de hipoclorito de sódio e o excesso do produto, que é conhecido popularmente como água sanitária, provocou reação imediata no organismo. 

Instantes depois, Sueli sentiu o rosto queimando muito e as dores fortes vieram, seguidas de hemorragia e dormência na face. A dentista saiu às pressas do consultório, em busca de mais soro, que foi usado em abundância para amenizar o problema.

Sueli também relatou ao Jornal da Manhã que o interior de sua boca ficou muito escuro e o inchaço se espalhou pelas bochechas e os olhos, que também ficaram arroxeados.

Em pânico com o ocorrido e mesmo recebendo tratamento da clínica, ela recorreu a dois parentes que são da área da saúde – um médico em Pitangui e uma dentista em Belo Horizonte.

De acordo com ela, os dois relataram que a situação foi muito grave, inclusive, com risco de vida. Mas, agora, quase uma semana depois, o processo de recuperação já dá os primeiros sinais.

Mesmo com o avanço no processo, a recuperação ainda deve durar vários dias. Sueli disse ao Jornal da Manhã que continua muito abalada:
A clínica, onde aconteceu o triste episódio, tem dado todo o auxílio à paciente:

Sueli continua em casa, de repouso, e disse que não está expondo a situação para punir a clínica, mas para servir de alerta aos próprios profissionais e à população em geral.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a clínica Vamos Sorrir, localizada no final da rua Benedito Valadares, no centro da cidade, e a mesma enviou a seguinte nota: 

                                                                                NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Vamos Sorrir é uma rede de clínicas odontológicas que há mais de 10 anos preza pelo bom atendimento e atenção aos pacientes. A unidade citada, no endereço: Rua Benedito Valadares, 536 Centro - Pará de Minas/MG, tem 04 anos de atuação e serviços prestados à população, e nossa equipe lamenta a intercorrência com a paciente Dona Sueli Silva em questão. Ela está sendo assistida de perto por nossos profissionais e recebe todo o amparo profissional necessário. 

O material usado no atendimento dela, o hipoclorito de sódio, é o mais utilizado para a irrigação e limpeza dos canais radiculares por cirurgiões-dentistas durante o procedimento endodôntico (canal). Ele possui propriedades bactericidas que visam eliminar bactérias e realizar a limpeza interna do dente. Ainda que o uso dessa substância seja seguro, existe uma margem de intercorrências que podem acontecer quando há o extravasamento da substância para além do dente. Ao perceber tal extravasamento, a profissional responsável pelo procedimento atendeu conforme o protocolo para esse tipo de situação:  ou seja, orientou e explicou a paciente sobre o ocorrido e realizou a irrigação com soro na tentativa de limpar o conteúdo ora extravasado. Também foi prescrita a medicação com antibiótico e anti-inflamatório após o ocorrido. 

Reiteramos que a paciente está tendo total suporte da clínica conforme relatos dela mesma e continuaremos prestando nossas atenções para esse caso.

Diretoria Vamos Sorrir MG.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis