Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Liberados os blocos do Grão Viver: famílias voltaram, mas continuam apreensivas

Highslide JS

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Pará de Minas liberaram os blocos do Condomínio Grão Viver, no bairro Grão Pará. A decisão foi tomada após reunião entre os representantes das duas instituições e da Bralar, responsável pela edificação.

Os blocos 6, 7, 8 e 9 foram interditados na noite da última sexta-feira (22), após o forte temporal que atingiu Pará de Minas. Eles abriga cerca de 150 pessoas de 48 apartamentos. 

Tão logo os moradores foram comunicados da liberação, boa parte retornou para os apartamentos, caso da manicure Francimara do Carmo Duarte, que reside no bloco 9, onde o cenário foi considerado mais grave.

Ela foi a primeira a flagrar a movimentação do muro e, falando ao Jornal da Manhã, deu detalhes dos momentos de tensão até a saída do imóvel.

Segundo a Bralar, o grande volume de água e o entupimento dos dutos de drenagem, por falta de manutenção diária das canaletas fluviais, comprometeram a estrutura do muro de contenção, que teve uma inclinação de 45º. 

Equipes da empresa estão no local fazendo os reparos emergenciais e desobstruindo os dutos. Posteriormente, o muro será refeito, mas não há previsão de quando as obras serão concluídas. 

Francimara e o marido adquiriram o apartamento há dois meses. Durante o final de semana, eles ficaram na casa da mãe dela, no bairro Walter Martins. Muita coisa passou pela cabeça da manicure diante da insegurança e das incertezas sobre a volta pra casa. 
Mesmo retornando ao aparamento, onde também atendeu suas clientes, Francimara não está se sentindo 100% segura. Ela, inclusive, informou que muitos moradores ainda não voltaram para suas casas. 

Em nota encaminhada ao Jornal da Manhã, a Bralar confirmou que, durante a interdição dos blocos, prestou assistência às famílias, com o pagamento de estadia em hotéis para os que declararam a necessidade. 

A empresa realizou uma força tarefa para desobstruir todo o sistema de drenagem pluvial do empreendimento, como canaletas, tubulações e galerias. Foi retirado quase um caminhão cheio de terra, lixo e vegetações que estavam depositadas no sistema pluvial.

Ainda de acordo com a construtora, os blocos já foram periciados sem qualquer constatação de danos nas edificações. A partir de agora, a Bralar estará empenhada na reestruturação das contenções afetadas, para garantir a segurança dos moradores. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis