Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cavalo infectado pelo vírus da raiva força rodada extra de vacinação em cães e gatos

Highslide JS

A Vigilância em Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abre hoje uma rodada extra de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A mobilização é voltada para os animais que não foram imunizados durante a campanha promovida entre agosto e setembro.

A ação faz parte do plano de contingência montado pelo órgão, após a notificação da morte de um cavalo infectado pelo vírus da raiva na comunidade de Penhas. O óbito aconteceu no último dia 12, mas a confirmação ocorreu no dia 14 de dezembro.

Segundo o médico veterinário do CCZ, Oscar Leitão, o caso foi classificado como ciclo rural da raiva, forçando a execução de um plano de resposta para proteger pessoas e animais que tiveram contato com esse cavalo. 

Quanto à rodada extra de vacinação de cães e gatos, o serviço será prestado até sexta-feira (22), das 8h às 15h, no CCZ. De acordo com o veterinário, a imunização dos pets faz parte do ciclo de proteção contra a raiva e tem relação direta com a saúde humana.

Ao falar sobre a raiva, Oscar Leitão destacou a letalidade da doença, por isso, qualquer proteção é válida. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas está localizado no bairro João Paulo II. Atualmente, o acesso ao órgão acontece pela rua Francisco Cecílio Mendonça, ao lado da quadra esportiva do bairro. Qualquer dúvida, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 37/3231-7817.

Com relação ao combate ao morcego hematófago, responsável pela transmissão do vírus aos animais, o Jornal da Manhã conversou com o chefe do escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Lucas Silva Jardim, que explicou o que os produtores devem fazer nessa situação.

O IMA está localizado dentro do Parque de Exposições de Pará de Minas, também no bairro João Paulo II. Os telefones para contato são 3236-3623 ou 3231-7785.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis