Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

CCZ ganha Laboratório de Entomologia

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou ontem o Laboratório de Entomologia, instalado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A novidade faz parte do projeto de novas metodologias de combate ao mosquito aedes aegypti - vetor da dengue, chikungunya e zika vírus – iniciado em outubro do ano passado através de uma parceria entre o município, Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz e o Governo de Minas Gerais. 

O laboratório, que conta com estrutura tecnológica de ponta, será usado para analisar os resultados obtidos com as armadilhas criadas para combater o mosquito. A partir desse trabalho, caso a avaliação seja positiva, o projeto que está sendo testado de forma pioneira na cidade poderá ser levado para todo o país, ajudando a controlar as doenças transmitidas pelo aedes. 

O responsável pelo laboratório é o biólogo Fabrício Antônio de Almeida, que falando ao JM explicou a metodologia usada para as análises e quais as armadilhas testadas em Pará de Minas.

Antes das análises no laboratório, um dos processos mais importantes é a coleta dos ovos, que se dá através das ovitrampas. A partir dessas armadilhas é que os profissionais terão um indicativo do número de mosquitos na cidade.

Os bairros Paraíso, Belvedere, Grão Pará, Jardim das Piteiras e Serra Verde estão entre as regiões onde mais foram coletados ovos do mosquito. Ainda não há prazo sobre quando os profissionais terão uma resposta definitiva sobre os resultados das análises. O que eles pedem é que, em hipótese alguma, a população deixe de fazer sua parte no combate ao vetor, pois a prevenção sempre será a melhor armadilha contra o mosquito Aedes aegypti.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis