A Prefeitura de Itaúna anunciou uma reforma administrativa, que vai priorizar a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O projeto, ainda em fase final de elaboração, também prevê a criação de 35 cargos. Inicialmente seriam cem cargos, mas a equipe responsável pelo novo organograma defendeu o enxugamento de gastos e baixou o número.
Mesmo ainda não criada, a nova secretaria já tem um titular. Trata-se do Tenente-Coronel reformado Alexandre de Oliveira. O nome dele foi bem aceito pela comunidade, levando-se em consideração principalmente as atribuições da nova pasta.
A Secretaria de Segurança Pública também ficará responsável pelo setor de trânsito que anda muito conturbado, segundo a opinião pública. Em dois anos de funcionamento, os radares instalados na cidade aplicaram 55 mil multas.
A nova pasta ficará ainda com a responsabilidade de resolver o problema dos moradores de rua de Itaúna, que vem crescendo bastante. Outra questão que a comunidade espera ver solucionada é a instalação da Guarda Municipal.
A medida foi aprovada há dez anos, inclusive foi promessa de campanha de vários candidatos a prefeito nesse período. E caberá à nova secretaria também, depois de estruturar o funcionamento da Guarda, trabalhar pela implantação do sistema de monitoramento eletrônico, o Olho Vivo.
Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Itaúna