Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comerciante aposta na produção de pitayas e se dá muito bem

Highslide JS

O município de Pará de Minas sempre foi conhecido pela força do agronegócio, com predominância para a criação de aves, suínos e pecuária de leite. Já a produção agrícola se concentra em algumas hortaliças, verduras e frutas presentes nos sacolões e supermercados, que complementam a gama de produtos oferecidos aos consumidores.

É o caso da pitaya, uma fruta grande, que se destaca nas bancas pela coloração rosa forte. Vendida atualmente por quase R$15,00 o quilo ela está se popularizando na cidade, mas pouca gente sabe que o município já tem produção própria.

O negócio surgiu há três anos quando o comerciante Francisco Xavier Lopes, o Chiquinho da Manejo, procurava uma atividade que pudesse desenvolver paralelamente ao rebanho no sítio Toca da Viola, próximo à comunidade de Ascensão.

Depois de pesquisar ele decidiu aliar a criação de gado com o cultivo da fruta. A fase de experimentação aconteceu com o plantio de cem pés de pitaya, que se transformaram em mil e em breve serão mais mil mudas plantadas.

O crescimento da produção pode ser explicado de duas formas. Além de conseguir mercado para todas as frutas, Chiquinho diz que se apaixonou pelo cultivo da pitaya diante dos benefícios que ela oferece à saúde:

A plantação de pitaya exige muito sol e água e traz uma curiosidade. A florada dela só dura uma noite:

Originária do México, a pitaya também é conhecida como Fruta do Dragão. A safra dela vai de dezembro a maio e o peso médio varia de 300 a 500 gramas, embora as maiores possam chegar a um quilo. 
Ela é mais consumida in natura, mas também é muito apropriada para sucos, sorvetes, geleias e drinks. O sabor da pitaya lembra um pouco o kiwi, sendo mais adocicado.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Arquivo Pessoal





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis