Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Após seis meses de suspensão, kits para testagem da leishmaniose voltarão a ser feitos na cidade

Highslide JS

Conforme o JM vem acompanhando, há vários meses o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas está com o serviço de testagem dos animais para leishmaniose suspenso. A paralisação no serviço se deu pela falta de insumos usados na realização dos exames que vinham do Ministério da Saúde e repassados ao município pelo Governo de Minas Gerais. 

A secretaria municipal de Saúde esteve presente em diversas reuniões da Regional de Saúde de Divinópolis reivindicando a retomada dos testes, mas nenhuma solução foi apontada. Mas a notícia tão esperada chegou a Pará de Minas agora, durante visita do representante da Regional de Saúde, Gilmar Gonçalves dos Santos.

Ele ocupa o cargo de Referência Técnica do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Canina. 
Gilmar informou que os kits para testagem de cães voltarão a ser oferecidos após seis meses de suspensão. Esta pausa nunca foi enfrentada pela Regional de Saúde. Diante disso, a retomada será gradual.

Divinópolis e Pará de Minas estão entre as cidades que chegaram a registrar transmissão moderada da leishmaniose, por isso será realizado um levantamento por amostragem nestes municípios:

O sistema de coleta será parecido com o LIRAa, usado na infestação por dengue. Os testes devem chegar nos próximos dias, mas a quantidade ainda não confirmada. 
O número estimado em 22 mil cães em Pará de Minas é considerado preocupante pelas autoridades de saúde, uma vez que a expectativa para os municípios com até 100 mil habitantes é que os pets cheguem apenas a 10 mil. 

Este quadro pode justificar o aumento dos casos de leishmaniose já que, segundo Gilmar Gonçalves, o desequilíbrio entre o número de humanos e animais em meio urbano é um agravante para o surgimento de conflitos sanitários.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis