Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Profissionais da saúde vão trabalhar em parceria com a Polícia Civil no atendimento das vítimas de violência sexual

Highslide JS

Servidores da Polícia Civil vão qualificar profissionais da área da saúde dentro das normas estabelecidas no novo protocolo de atendimento a vítimas de violência sexual em Minas Gerais. 

A ação faz parte do acordo de cooperação técnica, assinado entre as secretarias de Estado de Saúde, Justiça e Segurança Pública.

O treinamento visa a preparação dos profissionais para que no momento do atendimento médico eles já façam a coleta de provas e vestígios nas vítimas de violência sexual, além do registro de informações,  proporcionando um atendimento emergencial, integral e multidisciplinar. 

Dessa forma, a vítima não precisará ser conduzida ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetida ao processo de coleta. O protocolo já está em vigor, com validade em todo o território mineiro. 

O novo modelo de atendimento proporciona mais humanidade às vítimas, resgatando os direitos e reduzindo a exposição da pessoa. Ele não é voltado apenas para mulheres, crianças e adolescentes, mas a qualquer cidadão vítima de violência sexual.

Ao anunciar o acordo o vice-governador de Minas, Paulo Brant, destacou a integralização dos serviços em prol de um atendimento mais ágil e digno:

A elaboração do protocolo passou pela capacitação de um grupo de profissionais de saúde e o desenvolvimento de um kit padrão de coleta de vestígios, com todo material necessário para uso nos hospitais credenciados, preservando assim a cadeia de custódia das provas coletadas.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição vai fazer parte da cooperação técnica. Já houve, inclusive, uma reunião entre seus representantes com membros da Polícia Civil de Pará de Minas.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa cruz FM e Reprodução/Governo de Minas Gerais






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis