Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aumento da violência exige reforço de segurança nas escolas

Highslide JS

O início do ano letivo nas escolas de Pará de Minas tem sido marcado pelas discussões a respeito da segurança dentro e fora das instituições. O objetivo é reforçar as ações de proteção aos alunos, professores e demais profissionais da educação. No ano passado, casos de violência praticados em escolas brasileiras tiraram nove vidas e deixaram pessoas feridas, deixando toda comunidade escolar preocupada.

Infelizmente, esse tipo de ataque se tornou mais recorrente nos últimos anos, mas vive seu auge em 2023. 
É o que revela um estudo do Instituto Sou da Paz, que reuniu casos dessa natureza cometidos desde 2002. Segundo os dados, desde o início da análise até outubro do ano passado, 49 pessoas morreram em ataques nas escolas.

A maior parte das ocorrências aconteceu a partir de 2019, sendo praticadas, em geral, por homens, adolescentes ou adultos, normalmente alunos ou ex-alunos das escolas. Em meio à onda de ameaças, Pará de Minas ganhou uma legislação específica sobre o assunto, através do Programa Escola Protegida.

A lei tem o objetivo de prevenir atentados violentos nas dependências das escolas e creches e promover o treinamento e capacitação de alunos, professores e funcionários a fim de identificar possíveis ameaças. 
Autor da lei, o vereador Gustavo Duarte espera, agora, pelo seu cumprimento, alegando que um bom ambiente favorece o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. 

Dentro das ações de capacitação, os pais também poderão ser envolvidos para ajudar no monitoramento na parte externa das escolas. Além disso, a lei também prevê, entre outros pontos, a criação de canais rápidos de comunicação com agentes de Segurança Pública e ações de combate ao bullying.

A regra que gerou mais polêmica na lei é a que permite a contratação de serviço de segurança armada para atuar nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Enquanto o Município se prepara para a execução da lei, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar mantém a patrulha escolar, circulando pelas escolas das áreas urbana e rural. Qualquer emergência ou suspeita de alguma ameaça, o cidadão pode ligar para o 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Fotos: Ilustrativa 19ª CIA PM IND/Divulgação e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis