Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Segundo dia de prova do Enem não trouxe grandes surpresas, mas exigiu muita interpretação. Candidatos também se queixaram do calorão nas salas

Highslide JS

Segundo dia de prova do Enem não trouxe grandes surpresas, mas exigiu muita interpretação. Candidatos também se queixaram do calorão nas salas. O agronegócio também apareceu no segundo dia de provas do Enem, mas foi apresentado de forma negativa para provocar a reflexão dos candidatos. O tema surgiu em quatro questões, com as consequências negativas do uso de pesticidas e do desmatamento.

Outros temas que também apareceram na prova de ciências da natureza, aplicada ontem, estavam relacionados à causa hormonal da tensão pré-menstrual (TPM), álcool e à Síndrome de Down. Mas os candidatos ainda tiveram que mostrar conhecimento em geometria espacial, matemática financeira, vacina de RNAm da Covid-19, leishmaniose, funcionamento das usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima.

Entre as 45 perguntas de matemática e mais 45 de física, química e biologia, também houve questões mais leves, como a da tirinha do Cebolinha com Cascão fazendo telefone improvisado e o amadurecimento dos abacates. Mas os candidatos se queixaram mesmo foi da prova de matemática, com gráficos e textos que, só de olhar, já provocavam tensão. No entanto, a maioria reconheceu que o nível de estresse era menor que no primeiro dia de provas.

O Jornal da Manhã acompanhou a movimentação em Pará de Minas, onde houve quase duas mil inscrições para o Enem. E pegou logo um grupo de estudantes com um grande desafio – conquistar uma vaga para o curso de Medicina. Luiz Henrique Tavares, Marcelo Alcântara, Priscila Assis avaliaram o desempenho:

Já o estudante Pedro Viana gostou da experiência. Treineiro de primeira viagem, ficou atento a todos os detalhes para enfrentar a disputa no ano que vem.
Maria Fernanda Pereira Martins, moradora do centro de Pará de Minas, também falou do desgaste mental que as provas exigiram, mas deixou a sala da prova otimista e decidida – se não der neste ano, será no próximo:
Para Ana Gabriela Guimarães, que disputa uma vaga universitária pela segunda vez, as provas foram mais fáceis do que ela imaginava:
Já a avaliação dos especialistas é que a prova de ontem não foi de grandes surpresas. De modo geral, eles consideram que o nível de dificuldade deste ano foi mais fácil que em 2022.

Também chamou atenção dos professores dos cursinhos preparatórios o fato das questões terem sido menos atuais, com textos anteriores a 2015, situação bem diferente do domingo passado, que trouxe muita abordagem atualíssima.

Fotos: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis