Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Repercussão de acidente com galho de árvore intensifica debates sobre substituição da arborização urbana

Highslide JS

A queda de um galho de árvore no centro de Pará de Minas, na última semana, reascendeu a preocupação da comunidade local com relação à arborização urbana inadequada. 

Situações como a registrada na rua Delfin Moreira, que por pouco não resultou num acidente grave, vêm acontecendo com alguma frequência, sobretudo neste período de chuvas intensas.

O medo de ser atingido por um galho, ou ter um imóvel ou veículo danificado em evento como este, fazem com que as pessoas cobrem uma ação emergencial das autoridades municipais. 

No caso da rua Delfim Moreira, a árvore teve seu tronco cortado de forma drástica para evitar futuros acidentes. Mas como o próprio secretário de Meio Ambiente, José Hermano Franco, já antecipou não possível fazer isso com todas as árvores, já que a maioria delas está completamente saudável. 

Ainda assim a secretaria vem realizando um processo transformação deste quadro, retirando a vegetação considerada de risco ou que seja inadequada ao convívio urbano. O trabalho teve início em 2021 e já mais de 100 substituições. 

José Hermano lembra que a etapa de plantio de novas espécies, que cumpram melhor sua função na cidade, é considera a mais importante. Segundo ele, isso se dá pela necessidade de um estudo especializado, focando na segurança e no bem estar da população.

O secretário fala um pouco desse trabalho de replantio e explica que ele costuma acontecer em períodos estratégicos, antes da temporada de chuvas. Dessa forma é garantida a rega natural das plantas. 

A denuncia de árvores em situação de risco pode ser encaminhada às autoridades locais através do aplicativo da prefeitura ou da Ouvidoria Municipal. A partir dos relatos uma equipe especializada aterá condições de acompanhar cada caso e avaliar a necessidade de poda, corte ou substituição da árvore. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis