Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Explosão da panela de pressão que matou cozinheira mostra importância do cozimento de forma correta

Highslide JS

Uma cozinheira de 36 anos morreu após a explosão de uma panela de pressão em uma churrascaria na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo. O acidente ganhou repercussão pela maneira como aconteceu e também por servir de alerta à prevenção.

Era o primeiro dia de trabalho de Alminda Costa Neta no restaurante Chimarrão. Segundo testemunhas, a cozinheira desligou a boca do fogão depois que a panela pegou pressão e continuou o trabalho. Pouco depois, houve a explosão.

Câmeras do circuito interno de segurança registraram o momento em que a mulher foi arremessada contra uma bancada com a força do estouro. A Guarda Municipal foi acionada para atender a ocorrência mas, quando chegou ao local, a vítima já tinha morrido.

A perícia ainda não identificou a origem do problema, mas o Corpo de Bombeiros chama atenção para alguns aspectos importantes. É essencial o selo do Inmetro, saber o volume que a panela suporta e qual boca do fogão colocar a panela.

Muita gente ignora essas advertências, principalmente a que está relacionada ao tamanho da boca do fogão. O fogo não pode envolver totalmente o fundo da panela. 

Ele precisa estar concentrado no centro do fundo. Tem que haver uma distância de, pelo menos, 3 cm a 5 cm sem fogo, para evitar que ele suba pelas laterais. Desta forma, o fogo fica concentrado na quantidade correta de temperatura para que a panela não exceda a pressão.

Foto: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis