Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Fim do monopólio: Pará de Minas vai ter três funerárias a partir de 2022

Highslide JS

Pará de Minas deverá ter três funerárias a partir de 2022. Informação obtida pelo Jornal da Manhã junto à Secretaria de Planejamento confirma que a próxima licitação pública abrirá espaço para que mais empresas prestem serviços no município.

O contrato existente entre a prefeitura e a Cuidar Assistência, novo nome da Jadapax no município, está vencido há cinco anos. Como o serviço é essencial ele foi autorizado a continuar até que a nova licitação pública fosse realizada.

No entanto, é um procedimento complexo e demorado, como explicou o secretário Dimitri Gonçalves. Desde o ano passado, quando assumiu o cargo, ele vem tratando do assunto. A nova licitação deveria ter acontecido meses atrás, mas a prefeitura foi surpreendida com a determinação do Tribunal de Contas de Minas Gerais em suspender o processo.

Segundo Dimitri, técnicos do Tribunal de Contas recomendaram novo modelo no processo de licitação, incluindo estudos bem estruturados sobre a situação das comunidades rurais, no caso, povoados e distritos.

Desde então a prefeitura está se empenhando para montar um processo que atenda a legislação e, principalmente, às demandas do município. Já foi definido, inclusive, que uma empresa especializada será contratada para prestar suporte técnico, já que o município não tem know-how para isso.

Uma comissão interna também será formada, para acompanhar de perto a situação. A expectativa do secretário é que os estudos sejam feitos em poucos meses e a licitação possa ser aberta no primeiro semestre de 2022.

Somente um item está definido – ao contrário de 2006, quando o modelo de concessão funerária determinava apenas um vencedor, dessa vez três empresas receberão autorização para trabalhar no município. Mas para isso, elas terão que atender todas as exigências do edital.

Quanto ao novo cemitério, Dimitri confirmou que ele já estará pronto para os primeiros sepultamentos em agosto. Mas, nessa fase, os velórios continuarão acontecendo no espaço que pertence ao Cemitério Santo Antônio. As obras seguem em ritmo acelerado, devido à urgência de novos túmulos. A área física, que já era pequena, foi ocupada rapidamente com o aumento do número de mortos, muitos deles vítimas da covid-19.

Foto Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Minas







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis